Agrupamento de Escolas do Castelo da Maia

  • Aumentar o tamanho da fonte
  • Tamanho padrão da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte
Entrada

CENTRO QUALIFICA do AECM

 

Notícias

Inscrições

Equipa

Contactos

Ofertas Emprego
(Centros de Empregos do IEFP)

Documentação        

cartazCQ

 

O Centro Qualifica (CQ) do Agrupamento de Escolas do Castêlo da Maia desenvolve a sua atividade, junto dos públicos interessados, de acordo com as seguintes etapas de intervenção:

  • Acolhimento - Consiste no atendimento e na inscrição dos/as interessados/as no CQ, assim como no esclarecimento acerca da sua missão e âmbito de intervenção;
  • Diagnóstico – A equipa desenvolve a análise do perfil do/a candidato/a, procurando perceber as suas motivações, expectativas e necessidades, para identificar as respostas educativas e/ ou formativas mais ajustadas a esse perfil;
  • Informação e Orientação - Este procedimento pretende oferecer apoio na identificação de projetos individuais de educação e de qualificação profissional, de acordo com opções realistas de prosseguimento de estudos e/ou de integração/reintegração no mercado de trabalho;
  • Encaminhamento – O/a candidato/a será encaminhado/a para a oferta de educação e/ou formação profissional acordada na etapa anterior ou para um processo de Reconhecimento e Validação e Certificação de Competências – RVCC(1), por forma a cumprir o projeto individual traçado.

etapas figura


Todo o percurso do/a candidato/a, quer dentro do CQ, quer nas entidades de encaminhamento, será monitorizado, visando analisar o cumprimento ou desvio das trajetórias definidas e prestar todo o apoio necessário, nas várias fases.

(1) Frequência exclusiva de adultos. Para os que possuam idades compreendidas entre os 18 e 23 anos inclusive, exige-se comprovação da posse de, pelo menos, 3 anos de experiência profissional.

 

 

Share

atualizado em Sexta, 28 Janeiro 2022 14:52  
kiosksiges ementas
moodles correioinstitucionals
InovarAlunoss Inovar-EFA
Inovar - Plano anual de atividades Inovar - Consulta alunos
Centro Qualifica do Agrupamento de Escolas do Castêlo da Maia Centro Qualifica do Agrupamento de Escolas do Castêlo da Maia
Unidade de Apoio ao Alto Rendimento na Escola (UAARE) Erasmus
POCH - projetos cofinanciados
Cofinanciamento por Programa Erasmus + da União Europeia

Aconteceu

ESCM - Biodiversidade: Preservar e Regenerar
logos

Em colaboração com o Projeto Eco-Escolas, a Biblioteca Escolar, com as parcerias do Complexo Ambiental da Quinta da Gruta e da Câmara da Maia, pelouro do Ambiente e no âmbito do Trabalho Colaborativo, foram realizadas sobre a temática "Biodiversidade: Preservar e Regenerar", as seguintes atividades:

- Elaboração de powerpoints sobre aquacultura multitrófica integrada (8ºK);

- Elaboração de etiquetas ilustradas para identificar árvores autóctones do jardim da Escola (8ºG);

- Participação no Projeto "Literacia para a Floresta" da Liga para a Protecção da Natureza (8º A, G, H e J);

- Visita de Estudo à Ribeira do Almorode (8ºL).

Veja os vídeos aqui:

 https://fb.watch/emxbQUI8lm/

https://fb.watch/emxzDi80VQ/

Continuar...
 
EB de Gestalinho_Visita de estudo

No último dia de aulas, todos os alunos da EB de Gestalinho visitaram a Quinta Vale de Leandro, uma exploração pecuária dedicada à produção de leite. Na quinta pudemos observar como se utiliza a mais recente tecnologia a pensar quer na produção, quer no bem-estar dos animais. Fizemos imensas atividades para conhecer melhor as vacas e os vitelos, saber quais os cuidados e mimos têm todos os dias, como se faz leite creme e queijo fresco e, também, como é o dia a dia de quem trabalha nesta quinta. Tivemos ainda uma surpresa no final... assistimos ao início de um parto!

Continuar...
 
Dinamização da Biblioteca Escolar do Castêlo da Maia

Ao longo deste ano letivo, a biblioteca da nossa escola nunca esteve sozinha. Semanalmente e de forma entusiástica, todas as crianças e alunos, acompanhados pelos respetivos professores, encheram o espaço e puderam usufruir de sessões de mediação de leitura. Com a mesma periodicidade, ocorreu o empréstimo domiciliário. Conforme o resultado de inquéritos efetuados, a atividade da biblioteca resultou num maior gosto pela leitura e no desenvolvimento da compreensão leitora. Para registo das visitas das crianças e alunos, foram propostas pequenas "senhas de entrada" que deram origem a trabalhos coletivos que foram expostos ao longo do ano. O sentido de pertença à escola viu-se, deste modo, aprofundado. O registo dessas atividades é testemunhado pelo vídeo que aqui disponibilizamos. Agradecemos a colaboração de todos.

 
ESCM_ Eco-Escolas + Lipor Geração+ Atividades

Um bem-haja a todos os que com dedicação, empenho e entusiasmo tornam possível, a cada ano, a implementação na nossa escola, do programa Eco-Escolas, em parceria com o projeto Lipor Geração+ e a Biblioteca Escolar e a colaboração das entidades, UCC do Castelo da Maia, LIPOR, Câmara Municipal da Maia e Complexo Ambiental da Quinta da Gruta. Aqui fica o registo de algumas, das muitas atividades realizadas no âmbito das diferentes temáticas, ao longo deste ano letivo Atividades Eco-Escolas e Lipor Geração+2021-2022

Parabéns a todos os que participaram e por todo o trabalho desenvolvido ao longo do ano!

A Equipa Eco-Escolas

 
AECM_ Educação Pré-Escolar - projetos de Cidadania

Assista aqui ao vídeo com uma compilação dos trabalhos, no âmbito da cidadania, realizados pelas crianças da EPE dos estabelecimentos de ensino do AECM: https://fb.watch/dZ1bZWqzfK/

 
Receitas Saudáveis - lanches e piqueniques_8ºC

Em colaboração com o Projeto Eco-Escolas, o Programa Educação para a Saúde (PES) e no âmbito do Trabalho Colaborativo, a turma do 8ºC elaborou um pequeno vídeo onde apresenta receitas saudáveis que podem ser utilizadas em lanches e piqueniques, em substituição dos alimentos salgados e muito doces usualmente utilizados.

Bom apetite!

 
EB do Castêlo da Maia_ Festa de Encerramento do Ano Letivo

Foi com muita alegria que, no passado dia 30 de junho, a nossa escola abriu portas à comunidade educativa. Tratava-se do último dia de aulas e, como tal, foi um dia de festa. Pelas 16 horas, todas as crianças, alunos, professores, assistentes operacionais e técnicas estavam preparados para apresentar atuações ensaiadas com muito entusiasmo. Música, dança e canto encheram o nosso recinto escolar.

Continuar...
 

adultporn.cc